quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Adeus a chupeta...Quando???


A de hoje é a seguinte: Quando é a hora de dizer adeus a chupeta???

Quando eu ainda estava grávida li muita coisa sobre o uso ou não da chupeta e percebi que estaria ainda mais confusa!Pornto fui lá e comprei uma... Bico ortodôntico toda bonitinha...
Levei pro hospital pois me disseram que se ela não pegasse desde o primeiro momento lá , ela não chuparia em casa também!mãe de primeira viagem é mara...
E nada da D.Isa pegar a chupeta! Chegamos em casa e me despreocupei disso,ela era super calma e não haveria necessidade da chupeta pra acalmar ( motivo principal pelo qual eu queria ensinar a ter o hábito).
O tempo foi passando e a chupeta ficava numa gaveta apenas para emergências , mas quando a pequena começou a descobrir as coisas se apaixonou e agora vive pedindo o “bico” ou o “bubu”!
E daquela primeira já se foram uns 10 até hoje,não que ela estrague ou elas estejam tão velhas a ponto de inutilizadas,é que é uma coisa tão pequena que se perde toda hora , cai sempre e eu prefiro não passar aperto procurando feito doida!
A mais recente inclusive nesse exato momento está sumida!E é a minha preferida...Toda fashion!
Escrevi um livro já né...
Mas minha dúvida é a seguinte: Quando é o momento de não oferecer mais?De jogar fora?De esconder???
Isabela geralmente pede durante o dia mas eu despisto com qualquer outra coisa!Mas não adormece sem chupeta de forma alguma...
Não quero Isabela grandinha com uma chupeta na boca,mas tbm não quero tirar e estar sendo precipitada!Atualmente vejo a chupeta dela como um material de apego , assim como o Dog (pelúcia de cachorro ) e a fraldinha que ela usa pra dormir...
Penso em tirar totalmente a chupeta até os dois anos...
E vocês mamães da blogosfera que já passaram por essa grande dúvida... Até quando é “saudável” e permitido?




9 comentários:

Alê disse...

A minha tem 40 dias e é muito nervosa. Chora muito e dorme pouco. Só cala a boca no peito e já tá ficando "mal acostumada". Comprei 3 chupetas e ela não quis nenhuma, nenhum dos bicos: ortodontico, universal, tradicional... To exausta! Hoje mesmo ela não dormiu nada de dia e eu não tenho tempo pra nada. To ficando nervosa e mau humorada. A minha não pegou a chupeta, para minha infelicidade. Seguro na boca dela, ela já até vomitou e a chupeta é pequena sabe? O meu questionamento é: como fazer o bebê pegar/aceitar a chupeta?

sheR disse...

Olha o Gustavo pegou o bico desde a primeira vez que demos pra ele, e isso foi com 7 dias.
Dizem os especialistas que é bom desfazer esses objetos de transição (as chamadas naninhas) a partir dos 02 anos.
Maaaaas, eu não sei, afinal o Gugu está apenas com 02 meses e pra ele tanto faz chupeta ou não, mais quando ele nao acha ela, ele põe a mãozinha na boca e fica chupando, então eu prefiro a chupeta.
bjO

Nossa Princesinha Yasmin disse...

A Yasmin pegou a chupeta logo nos primeiros dias de vida.
Ma eu pretendo tirar a chupeta dela por volta de 1 ano para que não atrapalhe na dentição dela.

Beijos

Mamãezinha disse...

Minha filha usou chupeta poucos meses. E para tirar eu me aproveitei de uma viagem que fizemos para Caldas Novas e ela amou. De volta para a casa eu disse que a chupeta tinha ficado na piscina de água quentinha e estava muito longe. Portanto, como uma mocinha que já era deveria se comportar direitinho e dar tchau para a chupeta! Ela perguntou por umas 3 noites e depois esqueceu!! Beijos!

Laragui disse...

A Bea é super apegada a chupeta! Uma coisa que to fazendo, é deixar usar só para dormir. Pretendo tirar com uns 2 anos, pq daí acho que ela já entenderá mais, e poderá ser feito um negócio com ela, ou ela compreenderá melhor a situação!
Vamos ver

beijos linda!!!

Helena Silva disse...

Tatinha,
Aqui em casa nenhum dos 03 usaram chupeta, até tentamos com o Arthur mas ele não pegou. Agora com a Vick foi diferente, ela chupou o dedo até grande, isso sim deu trabalho para tirar. Nem com negociação, troca. Até hoje de vez em quando pego ela com o polegar na boca, de noite quando estar dormindo.
Beijos
Lena

Mamãezinha disse...

Hoje vim para avisar que o Crescendo Juntas foi privatizado. Eu gostaria muito que você aceitasse o convite para continuar por lá. Para isso eu preciso de seu e-mail que você poderá enviar para: crescendojuntas@gmail.com. Muito obrigada. Renata.

Silvia Teixeira disse...

Tati,

Aqui é o seguinte... o Bê ama a "bubu", ele também chama assim. Sempre que está agitado, com raiva ou com sono quer a bubu. Eu dou e não me estresso pois com a Isa era a mesma coisa.
Tirei a chupeta de Isabela com 2 anos e meio, um dia ela pediu um kinder ovo e eu disse que se ela quisesse eu trocava a chupeta pelo kinder ovo, e ela topou na hora!! kkkkkkk Chorou pedindo a chupeta por uns 3 dias e depois se acostumou. Mas ela tinha, aliás tem até hoje, um cheirinho que ela dorme, e acho válido ter um outro objeto pra dormir pois quando tirar a chupeta eles ainda tem algum referencial de dormir! E não ficam sem nada de uma hora pra outra. Essa é a minha opinião!! rsrs
Beijoooo!!

Barbara Torraga disse...

meu filho largou do nada,ele mesmo não quis mais a chupeta...tbm sou do Cmpb e já sou uma seguidora do seu blog,e te convido a dar uma passadinha lá no meu: http://bebelezura.blogspot.com/
ficarei feliz de te ver por lá...até mais